terça-feira, setembro 07, 2010

Nomes

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17

Eu e minha esposa já tínhamos decidido o nome do nosso primeiro filho: Daniel (Deus é meu Juiz). Um dos motivos da escolha do nome era pelo simples (e vaidoso) fato de me chamar Pablo Daniel. Mas, o principal argumento era que ambos gostávamos do nome esteticamente. Há alguns meses atrás, minha esposa começou a dizer que, após uma experiência pessoal com Deus, entendeu que o nome do menino deveria ser: João (Deus é Bondoso). Então começaram as nossas negociações...

Na cultura ocidental escolhemos um nome por gosto pessoal ou porque é o nome da moda por causa do mocinho da novela das oito. Mas no oriente não é assim: o nome escolhido é carregado de significado e não despreza o contexto. Quando Deus criou o homem o associou ao pó de onde fora feito: Adão (terra vermelha). Quando o primogênito de Jacó nasceu ao ver que o menino era cabeludo chamou-lhe de Esaú (Peludo). Não somente os nomes eram escolhidos pela situação vivida como também Deus mudava o nome das pessoas indicando uma mudança importante no curso da sua história. Assim foi com Jacó (Israel), Simão (Cefas) ou Saulo (Paulo) e tantos outros. Diante dessa ponderação concluí que não faz muito sentido eu colocar um nome apenas olhando a estética. Mas devo dar um nome que, por si só, anuncia um testemunho real da família. Minha esposa, após um sangramento e diante de uma possível perda do bebê, encontrou segurança e paz no seu espírito ao “ouvir” o Senhor dizer: “Não temas. Eu sou bondoso”. Bem, posso não achar o nome João o mais bonito sonoramente mas seguramente será um adequado testemunho do que a minha casa tem testificado sobre o caráter do nosso Senhor.

Ainda mais um pensamento. Diante desses pensamentos lembrei-me que ainda terei um novo nome (Ap 2:17). Por toda a eternidade serei identificado por alguma característica bastante singular que o meu Senhor terá visto em mim. Fico tentando imaginar qual nome será... O incrível é que no tempo que se chama Hoje eu estou definindo, através das minhas escolhas, o nome que receberei quando o Rei voltar.

Bem, eu não sei qual será o meu novo nome, mas eu já sei qual será o nome gravado, eternamente, em minha testa.

“Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.” Apocalipse 22:3,4