terça-feira, agosto 31, 2010

Blackout

“Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” João 12:35


Recentemente trocamos as persianas do nosso quarto por uma cortina com forro de blackout (não sei se é assim que se diz). Puxa realmente funciona! Antes tínhamos o hábito de dormir com a persiana e a janela aberta de modo que o quarto, logo no inicio do dia, se iluminava. Agora, podemos fechar a janela, as cortinas e ligar o ar-condicionado e dormir o sono dos justos. Mas comecei a ter um probleminha... não consigo mais levantar no horário. Devido ao blackout perco a noção do tempo e não sei se é 06:00 ou 08:30. Toca o despertador e tenho a sensação de que deve ser umas 04:00 da manhã devido à escuridão do quarto. Dando uma rápida pesquisada descobri que todo ser humano possui um hormônio chamado melatonina que nos ajuda na regulagem do sono. Em ambientes calmos, seguros e escuros os níveis de melatonina aumentam causando sono. A luz inibe a produção da melatonina podendo gerar distúrbios no sono e insônia.


Tal situação me levou a meditar em uma das alegorias mais comuns da Palavra de Deus: Luz e Trevas relacionado com Vigilância e Sono. Vivemos uma época de densas trevas – final da noite. O mundo caído como conhecemos ainda por um pouco de tempo é regido pelo príncipe das trevas – de maneira que o “mundo inteiro jaz no maligno” (I Jô 5:12). Quando o Senhor Jesus voltar então o “Sol da Justiça” nascerá sobre toda Terra iluminando todas as situações, pessoas e coisas e dissipando as trevas: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1:5). E, finalmente: “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. Não haverá mais noite” (AP 22:5). Porém, nesse momento de tão grandes trevas, não é estranho que os peregrinos e forasteiros que aguardam dos céus a revelação do Senhor Jesus se adaptem com tanta facilidade com a negridão e passem a viver uma vida cheia das obras das trevas? “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.” Romanos 13:12


Fico pensando quais são os “blackouts” que tenho colocado em meu coração. O que tem decorado os meus pensamentos, motivação e anelos. Será que eles tem escurecido minha alma de forma a aumentar meu sono e preguiça espiritual? Como aconteceu com Pedro, será que também escutarei do meu Senhor: “Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?” (Mc 14: 37). O Senhor tem desejado encontrar, neste tempo de trevas, servos fieis que aguardam com santa e real expectativa o florescer dos primeiros raios de Sol decretando o fim dessa era. “Bendizei ao SENHOR, vós todos, servos do SENHOR, que assistis na Casa do SENHOR, nas horas da noite” (Sl 134:1).


Será que tenho caído no sono e não tenho percebido? Será que tenho vivido um terrível sonho e um dia serei abruptamente despertado pelo tocar ensurdecedor das trombetas do Rei? Se eu passo um dia sem me lembrar da promessa que Ele voltará será que isso, por si só, já não indica um estado de dormência? O que pode ser mais importante na minha vida do que a Vinda do meu Senhor?


É como diz o hino: “Desde Betânia:”


Com sua terra sonha o peregrino,
Com sua pátria, o exilado, além.
Distante, o noivo pensa em sua amada.
De amados pais, saudade os filhos têm.
Assim também anelo ver Teu rosto,
Ó meu querido e amado Salvador.


A luta contra o sono aumenta à medida que a noite vai terminando. Abra as janelas do seu coração e rasgue toda cortina carnal. Permita que a Luz Divina ilumine todo o seu quarto e te desperte de todo sono. Fique acordado para ver com seus próprios olhos as coisas que em breve hão de acontecer.


“Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” Efésios 5:14 - 17